Coringão Últimas Notícias



A primeira decisão do Corinthians
Fonte: Gazeta Esportiva

Fábio Shimab

O Corinthians começa nesta quinta-feira sua luta para conquistar o bicampeonato mundial, o principal objetivo do técnico Wanderley Luxemburgo na sua volta para dirigir o time. Ele reestréia no comando da equipe, tentando reeditar o sucesso de 98, quando foi campeão brasileiro.

Se vencer o Fluminense, às 20h30, no Pacaembu, o Timão manterá acesa a chama de passar para a fase semifinal do Torneio Rio-São Paulo.

Atualmente o Corinthians tem quatro pontos ganhos e o jogo contra o Flu vira uma verdadeira decisão. Mas, para chegar a sua meta, terá de passar por várias fases. Primeiro ser campeão do Torneio Rio-São Paulo, que assegurará uma das vagas para disputar a Copa dos Campeões. Sendo primeiro colocado, a equipe automaticamente estará na Libertadores. Para ser bicampeão do mundo, a trajetória vai estar na metade do caminho. Ainda precisará vencer a competição sul-americana para se classificar para o 3º Mundial de clubes da Fifa, em 2002.

Aliás, rivalidade à parte, foi com essa trajetória que o Palmeiras conseguiu a sua meta de estar disputando este ano, novamente, a Libertadores.

Mas a trajetória corintiana não anda nada fácil. Muito pelo contrário. A exemplo do treinador, que devido a uma cirurgia no tendão de Aquiles e um artroscopia no joelho, ambas na perna direita, está precisando do auxílio de muletas.

Luxemburgo sabe que não há outra chance para colocar o Corinthians nos eixos, se o time não vencer. "Precisamos da vitória contra o Fluminense, e não há outro jeito. Os três pontos serão de grande importância para continuarmos na competição".

O treinador do Corinthians está com os pés no chão e sabe que, para conquistar o mundo, ainda vai precisar de muita coisa. "O Torneio Rio-São Paulo é a competição que está em jogo e é com disposição total que vamos para o jogo contra o Fluminense".

Mágico - Luxemburgo ficou satisfeito com o treinamento de ontem e acredita na evolução da equipe. "O trabalho de hoje (ontem) foi mais solto. Parei algumas vezes para corrigir a parte tática, mas senti que houve uma grande melhora na equipe, tanto na parte técnica como na parte tática. O importante foi que eles assimilaram o que eu passei. Logicamente vão acontecer erros, porque ninguém é mágico", afirmou.

O meia Marcelinho Carioca disse que os problemas com o treinador ficaram no passado e que buscará a vitória por Luxemburgo. "Fico muito feliz que o Marcelinho vai jogar por mim, mas tudo mundo terá de dar o máximo independente de gostar ou não de mim. O Corinthians vem em primeiro lugar", disse o novo treinador corintiano.