Tudo estava preparado. O jejum, que antes era de 14 jogos sem vencer, tinha tudo para acabar neste domingo no Pacaembu, contra o Rio Branco, na estréia do Corinthians no paulistão 2001. A torcida, que dava como certo o resultado positivo, vibrou quando Luizão e Gil, fizeram 2 a 0, nos primeiros 10 minutos de jogo. No entanto, a comemoração se transformou em desespero, quando - mesmo com um homem a mais em campo - o Timão cedeu o empate de 3 a 3. Nos pênaltis, Marcelinho converteu, mas Luizão e Ricardinho desperdiçaram suas cobranças, dando um ponto a mais para a equipe adversária e levando a paciência da Fiel ao limite.
A equipe do técnico Dario Pereyra começou a partida fazendo sua torcida lembrar os tempos do `Todo Poderoso Timão', campeão Mundial em janeiro de 2000. No primeiro minuto, uma linda triangulação entre Ricardinho,
Marcelinho e Luizão acabou em gol do atacante corintiano, que novamente estava usando a braçadeira de capitão. Nove minutos depois, Márcio Costa ajeitou de calcanhar para o atacante Gil: 2 a 0.
Com uma boa vantagem no placar, o Corinthians se acomodou e Djair diminuiu para o Rio Branco, aos 40 minutos do primeiro tempo.
O técnico Dario Pereyra ficou irritado ao voltar do intervalo. "Não sei o que acontece com este time, que se acomoda quando faz gols", esbravejou.
O treinador parecia prever o empate do Rio Branco, que chegou aos dois minutos do segundo tempo com Reinaldo.
Luizão colocou o Timão novamente na frente, aos 8 minutos. Porém, mais uma vez a equipe de Parque São Jorge diminuiu o ritmo mesmo com a expulsão de Wilton, do Rio Branco. Aos 30 minutos, Anaílson empatou a partida em 3 a 3 para desespero da Fiel. Nos pênaltis, o Rio Branco venceu por 2 a 1.
Ficha técnica
Corinthians 3 (1)
Renato; Índio, Avalos, Scheidt (Fábio Luciano) e André Luís (Kléber);
Márcio
Costa, Rogério (Rodrigo Pontes), Marcelinho e Ricardinho;
Gil e
Luizão.
Técnico: Dario Pereyra.
Rio Branco 3 (2)
Gustavo; Maxsandro, Gilmar e Djair;
Alexandre Chagas, Rafael, Wilton,
Waguinho e Jeferson (Anaílson);
Alex (Sérgio Lobo) e Reinaldo (Tiago).
Técnico: Zé Teodoro.
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São
Paulo
(SP).
Data: 21/01/2001.
Horário: 16h
Árbitro: Rodrigo Braghetto e Salvio Spínola.
Assistentes: Edmílson Corona e José Cruz.
Gols: Luizão, a 1, e Gil, aos 10, e Djair aos 40 minutos do
primeiro
tempo;
Reinaldo, aos 2, Luizão, aos 8, e Anaílson aos 30 minutos do segundo
tempo.
Nos pênaltis: Marcelinho, Rafael e Anaílson.
Cartões amarelos: Márcio Costa, Gil e Rogério (Corinthians;
Gilmar (Rio
Branco).
Cartões vermelhos: Wilton (Rio Branco)