Raul Flávio Drewnick
O Corinthians estréia nesta quarta-feira no Torneio Rio-São Paulo com a dura tarefa de romper com o passado. A partida contra o Botafogo, à 21h40, em Caio Martins, é o primeiro teste da equipe dirigida por Dario Pereyra, que não quer nem ouvir falar que o Timão não vence há 13 jogos. Para deixar a má fase para trás, o treinador está tentando implementar seu estilo e até surpreendeu a todos colocando, finalmente, Renato como goleiro titular.
"Este trabalho está começando agora. É um time novo, com um técnico novo e uma comissão técnica nova", disse Dario, que assumiu a equipe no final de dezembro. Desde o dia 24 de setembro, o Timão não vence. Na ocasião, o time derrotou a Ponte Preta por 1 a 0, gol de Muller, que fazia sua estréia no Corinthians. Portanto, a Fiel torcida não comemora uma vitória há 113 dias.
O espaço de tempo que separa o Corinthians de sua última vitória é tão grande que o zagueiro Fábio Luciano mal conseguia lembrar do bom resultado contra a Macaca, seu ex-clube. "Acho que foi com a Ponte", disse, indeciso. O zagueiro, que fará dupla com Scheidt, no entanto, adotou o mesmo discurso do treinador. "Agora, é uma nova fase. Temos que esquecer o que aconteceu no ano passado", decretou. "Vamos começar com o pé direito".
Demonstrando uma certa irritação em relação à má fase do Timão no segundo semestre de 2000, Dario mostra que não está interessado no que aconteceu no clube antes da sua chegada. "Eu não tenho nada a ver com a conquista do Mundial de Clubes, nem com as derrotas do segundo semestre. Nenhuma dessas duas coisas vão me ajudar ou prejudicar". Dario Pereyra tem alguns problemas. O treinador não recebeu muitos reforços e os poucos que chegaram ainda não poderão estrear. Ele diz estar preparado para ver seu time jogar feio. "O importante é ganhar. Se conseguiremos jogar bem, não se sabe ainda".
Ficha técnica
Botafogo
Wágner; Gustavo, Sandro, Dênis e Misso;
Reidner, Marcelinho Paulista,
Souza
e Rodrigo;
Donizete e Taílson (Robson).
Técnico: Sebastião
Lazaroni.
Corinthians
Renato; Índio, Fábio Luciano, Scheidt e André Luís;
Márcio Costa,
Rodrigo
Pontes, Rogério e Ricardinho;
Luizão e Fernando Baiano.
Técnico: Daryo
Pereira.
Local: Estádio Caio Martins, em Niterói (RJ).
Data: 17/1/2001.
Horário: 21h40
Árbitro: Romildo Correia (SP).
Assistentes: Carlos Henrique Alves Lima e Antonio Carlos
Pimenta dos Reis.