Coringão Últimas Notícias



Frustração toma conta do clube
Fonte: Gazeta Esportiva

O Corinthians está mesmo vivendo uma maré de azar. Depois da campanha vexatória na Copa João Havelange, ficando na lanterna ao lado do Santa Cruz, com 16 pontos, parece que os dirigentes do Corinthians ainda não conseguiram assimilar o golpe dado pela Fifa, por não estar incluído na segunda edição do Campeonato Mundial de Clubes, a ser realizado em agosto de 2001, na Espanha.

"É uma injustiça o atual campeão ficar de fora. Nos sentimos frustrados com essa decisão", lamenta Citadini. O Corinthians tinha esperança de participar da competição, mas para isso teria que ser aumentado o número de participantes de 12 para 16, o que acabou sendo vetado pelos executivos da Fifa. Os dois representantes da América do Sul serão Palmeiras e Boca Juniors, últimos campeões da Taça Libertadores da América.

Mas o dirigente corintiano acabou compreendendo os verdadeiros motivos que levaram a Fifa a tomar essa atitude. "Foi uma decisão política", atesta. "Existe um conflito de interesses entre a Uefa e a Fifa. O aumento do número de clubes faria com que a Uefa tivesse de apertar seu calendário, reduzindo o espaço para seus campeonatos, que são muito mais rentáveis para os times europeus".

Citadini estranha o motivo de a imprensa estar dando o maior destaque para o campeonato agora. "Desdenharam a conquista do Corinthians. Muito me admira que, agora, a imprensa esteja dando importância para o Mundial, que muitos chamaram de torneio de verão. Aqui no Brasil, por futrica, os jornalistas e os outros clubes tentaram diminuir o valor da conquista do Corinthians", lamenta. "De uma coisa ninguém pode apagar, que o Corinthians vai ficar na história como sendo o primeiro campeão".

Citadini até alerta que foi um título conquistado depois de muito tempo pelo futebol brasileiro. "Foi uma grande vitória do futebol brasileiro, que há muito tempo não se conquistava nada", ressalta.

O vice-presidente alvinegro também respondeu aos que acusaram que o time entrou pela porta dos fundos na primeira edição. "O Corinthians entrou de forma legítima, afinal, fomos campeões brasileiros em 98 e 99. Se for assim, o La Coruña também vai participar como campeão deste ano, enquanto que até começar a competição deverá ter um novo campeão espanhol, que pode ser ele ou não", explica.

Citadini apenas lamenta que, nas próximas edições, o campeão poderá estar incluído. "Nos próximos campeonatos o campeão pode ser incorporado, na hora em que for verificado pela Fifa".

Devolução - Citadini diz que o Timão ganhou dois troféus, um para ficar no clube e outro transitório. "Não vamos nos apequenar com esse fato e vamos devolver o outro".