Praticamente eliminado da Copa João Havelange, com uma campanha vexatória e ocupando a 23ª posição na tabela de classificação, o atual campeão do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa adotou uma política mais simplória e pensa em se preparar muito bem para a disputa do torneio Rio-São Paulo, competição de pouca expressão e que inaugura o confuso calendário do futebol brasileiro todos os anos. "Podemos ter mais tempo que os outros clubes e nos prepararmos para a disputa do Rio-São Paulo", disse o técnico Candinho. Apesar de considerar a conquista do Mundial o título mais importante do ano, Candinho diz que a eliminação do Vergonhão 2000 pode proporcionar um maior tempo de preparação do Corinthians para a próxima temporada, o que também é importante.
Candinho está confirmando o que prometeu quando foi contratado para assumir a equipe do Parque São Jorge e já definiu a programação do time para o início do próximo ano. Segundo ele, a desclassificação prematura no Vergonhão 2000 servirá para o Corinthians ganhar espaço com relação às outras equipes. O treinador espera poder realizar uma pré-temporada como há dois anos o Corinthians não possui. Nas temporadas passadas, o clube chegou nas finais do Campeonato Brasileiro e, com isso, as férias dos jogadores excederam o período de 15 ou 20 dias que os clubes geralmente usam para se preparar. O Rio-São Paulo foi, ultimamente, desprezado pelo time do Parque São Jorge.
A intenção de Candinho é que os jogadores entrem em férias a partir da última partida da Copa João Havelange e retornem ao clube na semana entre os feriados de natal e o ano novo. "Seria uma semana para exames físicos e fisiológicos", explicou.
De acordo com o treinador, o Corinthians poderá levar vantagem sobre clubes como o São Paulo e o Cruzeiro, que na opinião do treinador deverão seguir em frente na Copa João Havelange. "Eles vão começar o Rio-São Paulo meio em cima. Isso pode prejudicar", disse.
Candinho se esforça para, com esse argumento, demover a frustração dos corintianos, decepcionados com a campanha vergonhosa da equipe no campeonato nacional deste ano. O Corinthians procurava repetir em 2000 os dois últimos títulos conquistados diante das equipes mineiras do Cruzeiro e do Atlético-MG. O treinador do Timão avisou, entretanto, que a programação pode mudar.
Negociação - O volante Edu deve mesmo ser vendido para o Arsenal, da Inglaterra, e deixar o Timão na próxima temporada. Entretanto, o jogador disse que, por enquanto, pretende dedicar-se apenas em salvar a imagem do clube do Parque São Jorge, abalada após sete derrotas consecutivas. "Eu estou deixando isso um pouco de lado agora. Só vou pensar na Inglaterra depois", afirmou.
O volante Edu revelou que a negociação entre o clube inglês e o Corinthians está sendo acompanhada por seu irmão e também pelo seu empresário, Juan Figer. O zagueiro corintiano foi negociado no meio deste ano para o mesmo Arsenal, mas teve de retornar ao Brasil após ter sido proibido de entrar na Inglaterra por problemas em seu passaporte. O jogador retornou ao Timão, mas assim como todo o elenco não conseguiu recuperar a imagem da equipe do Parque São Jorge, manchada desde a eliminação na Copa Libertadores deste ano pelo rival Palmeiras.