O Corinthians deu outro vexame ao sofrer a nona derrota consecutiva (oitava pela Copa João Havelange e uma pela Mercosul). Desta vez, o time paulista perdeu para o Cruzeiro, de virada, por 3 a 1, neste sábado, em Belo Horizonte.
O Corinthians, que estacionou nos 15 pontos desde a vitória sobre a Ponte (1 a 0) há 41 dias, poderá cair para a última colocação do campeonato, se o Coritiba e o Santa Cruz vencerem suas respectivas partidas na rodada deste domingo. Já o Cruzeiro segue tranqüilo na liderança da Copa JH e com a vaga assegurada para a próxima fase.
Foi um primeiro tempo bem disputado, com as equipes mostrando que, apesar de patrocinados pela mesma empresa norte-americana, não diminuíram a rivalidade. Houve disputas de jogadas até com certa maldade, como ocorreu com o lateral-direito Rodrigo, que por pouco não machucou André Luís com gravidade. Ao dividir uma jogada com o adversário, o jogador do clube mineiro foi com o pé por cima da bola, com a nítida intenção de machucar o corintiano. Mas, foi o próprio Rodrigo quem levou a pior. Ele torceu o tornozelo no lance e, por cauda da contusão, teve de ser substituído mais tarde.
Ao contrário dos jogos anteriores, o time paulista atuou bem no primeiro tempo, um pouco mais organizado em campo. Aos 16 minutos, o Corinthians fez 1 a 0. A jogada começou com Dinei, que deu o passe para André Luís. O lateral, de fora da área, chutou para o gol. Jefferson falhou ao soltar a bola nos pés de Fernando Baiano, que completou para o gol.
Depois do gol, Fernando Baiano desperdiçou uma boa oportunidade para aumentar a vantagem, aos 35 minutos. Ele entrou livre com a bola na área, mas chutou em cima do goleiro do Cruzeiro.
Esse erro custou caro para o time paulista. Quatro minutos depois, o Cruzeiro empatou a partida com o colombiano Viveiros, que deu um belo chute de fora da área, superando o goleiro Renato.
No segundo tempo, o Corinthians caiu muito de produção, dando espaço para o adversário. O Cruzeiro cresceu e virou o resultado sem muita dificuldade. Aos 26 minutos, saiu o desempate. Ricardinho cobrou uma falta pela direita, a defesa do time paulista deixou Geovanni livre na área e ele só teve o trabalho de cabecear para o gol.
O Corinthians desestabilizou-se e, com isso, o Cruzeiro dominou completamente a partida. A torcida mineira já gritava “olé”, quando Sérgio Manoel definiu o resultado aos 38 minutos. Ele chutou de fora da área, Renato estava adiantado e a bola o encobriu.
O técnico Candinho, que sofreu sua sexta derrota no comando da equipe paulista, contou com o "apoio" de Jair Pereira, técnico do América-MG, que faz o jogo de fundo no Mineirão, contra o Atlético-MG. Jair assistiu ao segundo tempo da preliminar no banco do Corinthians, mas também nada pode fazer para evitar a vitória do Cruzeiro, que se mantém na liderança da competição.