Coringão Últimas Notícias



Tradições e glórias mil
Fonte: Lancenet

No primeiro dia de setembro de 1910, cinco operários – Antônio Pereira, Carlos da Silva, Joaquim Ambrósio, Rafael Perrone e Anselmo Correia – se reuniram na Barbearia Bataglia, que ficava na esquina da Rua dos Italianos com a Júlio Conceição, no bairro do Bom Retiro, com a intenção de criar um time de futebol, esporte que desembarcara no país havia poucos anos. Não sabiam que estavam prestes a criar a maior expressão popular já surgida em São Paulo.

A princípio, o grupo de operários pensou em chamar a equipe de Carlos Gomes, célebre compositor clássico brasileiro, ou Santos Dumont, inventor do avião. Mas a vitoriosa excursão ao Brasil do Corinthian Football Club, uma equipe amadora inglesa, inspirou os fundadores a denominar a equipe como Sport Club Corinthians Paulista.

Logo, o grupo de operários começou a percorrer as ruas do Bom Retiro em busca de adeptos para o novo esquadrão. Depois de muito esforço dos fundadores, cinco italianos, quatro portugueses e dois brasileiros formaram a primeira equipe titular corintiana. O primeiro uniforme do time era composto por uma camisa creme, mesma cor do percussor do time, o Corinthian, da Inglaterra, e um saco de farinha como calção. Porém, o tecido creme desbotava facilmente, e em 1912, o clube adotou as camisas brancas e os calções negros, que vinham da Europa.

Sem dinheiro, a primeira bola conseguida para os treinos do Corinthians foi obtida após uma arrecadação de doações pelo Bom Retiro. Já a segunda bola do clube foi doada por um garoto de 15 anos, aficionado por futebol. Este garoto era Neco, que anos depois se tornaria um dos maiores jogadores da história do Corinthians e quarto maior artilheiro do clube, com 217 gols.

Em 1914, os corintianos disputaram seu segundo Campeonato Paulista e conquistavam seu primeiro título. Neco foi o artilheiro do certame, com 12 gols. O título de 1914 foi o primeiro dos 23 estaduais.

Depois disso, o Brasileiro seria conquistado três vezes. Mais tarde, até o mundo se renderia aos herdeiros de Antônio, Carlos, Joaquim, Rafael e Anselmo.