José Antonio Gonzalez e Mateus Benato
Time eliminado, escalação mista, horário adiantado, previsão de chuva: o cenário que se arma para Corinthians x Boca Juniors, pela Copa Mercosul, hoje à noite, não é dos mais animadores, nem para os recentes protestos dos torcedores alvinegros. Mas os corajosos que forem ao Pacaembu estão convidados a participar de uma manifestação diferente: chorar.
– O juiz apitou, a torcida começa a chorar. O Corinthians marcou um gol, a gente chora mais ainda. Mas é para chorar muito – conclama Homero Olivetto, 27 anos, idealizador da campanha "Buá Timão", que quer mostrar a indignação da nação corintiana com a péssima fase do time, sem vencer há oito jogos.
Concebida durante uma descompromissada conversa de botequim com um amigo santista, a idéia do diretor de cinema quer se transformar em uma alternativa pacífica de protesto.
– Na porrada não adiantou, foi um desastre. Xingar jogadores e dirigentes também não dá resultado, pois eles nem ligam para o que a torcida fala. A única alternativa é chorar – justifica.
Mas Homero não quer que sua manifestação, caso consiga reunir seguidores e alcance resultados, transforme a fiel torcida em motivo de piada dos adversários.
– A idéia não é se fazer de coitadinho, mas chorar de sacanagem mesmo, como ironia, para mostrar que a torcida está com raiva da situação – explica.
O desafio está lançado. Para torcer e sofrer pelo Corinthians, além da gloriosa camisa alvinegra, tão maltratada nas últimas semanas, o torcedor tem que ir ao estádio munido de outro acessório: uma caixa de lenços. Para Homero, o resultado das lágrimas pode ser maravilhoso.
– É chorar agora para que os torcedores dos outros times chorem depois – completa o fiel corintiano.