A Copa Mercosul ainda está em sua primeira fase, mas, para o Corinthians, o clima é de final de temporada na partida contra o Boca Juniors (Argentina), nesta terça-feira, às 21h40, no Pacaembu.
Eliminado do torneiro, o time brasileiro entra em campo apenas para cumprir tabela, enquanto os argentinos lideram o Grupo D com dez pontos contra oito do Nacional (Uruguai). O Corinthians tem apenas um ponto e ainda terá que jogar com o Olimpia (Paraguai).
Mostrando desinteresse pelo jogo, o técnico Oswaldo Alvarez vai escalar um time misto. Para justificar a sua decisão, ele disse que os jogadores estão "cansados", apesar de o time estar disputando duas competições que ainda estão na primeira fase.
Segundo o técnico, houve um desgaste muito grande no empate em 1 a 1 diante do Coritiba, neste domingo, pela Copa João Havelange. "O gramado estava pesado, com barro, o que desgastou mais os jogadores", falou o técnico.
Ao optar por deixar alguns titulares de fora, Alvarez abre mão da tentativa de acabar com a falta de entrosamento, apontada por ele como principal motivo para a série de oito jogos sem vencer. "Prefiro perder entrosamento a correr o risco de machucar os jogadores que estão mais cansados", declarou Alvarez.
O desinteresse pelo jogo pode ser medido também pela decisão da PSN, emissora de televisão da HMTF, parceira do Corinthians, de não transmitir a partida.
"Jogar assim, sem valer nada para nós, é chato, mas temos que ter dignidade", afirmou o técnico corintiano.
Alvarez adiantou que o atacante Dinei será um dos jogadores poupados. Como o técnico tem poucos jogadores à sua disposição, Dinei deverá ficar no banco de reservas, junto com outros titulares.
Quem não estará no Pacaembu é o goleiro Maurício, que ficará fora porque o técnico quer testar Renato, 22. Yamada será o reserva. "Para mim, será como um decisão de campeonato", falou Renato, que fará a sua primeira partida como titular da equipe.
Mais uma vez, o técnico não poderá contar com a maioria dos reforços contratados pela diretoria, que não estão inscritos no torneio, além de estarem contundidos ou fora de forma.
Nesta segunda-feira, o zagueiro Scheidt, emprestado pelo Celtic (Escócia), quebrou uma rotina na últimas apresentações no clube ao dizer que chega sem nenhum problema físico que atrapalhe a sua estréia. "Estou pronto para jogar", falou.
Apesar da vontade do jogador, Alvarez ainda não sabe se poderá usar o novo zagueiro contra a Ponte Preta, domingo, no Morumbi. Ele aguarda que a documentação do jogador fique pronta esta semana.
Muller, machucado, Rogério e Djair, que recuperam a forma física, podem estrear contra a equipe de Campinas. Marcelinho e Edu se recuperam de contusões, mas também estão nos planos do técnico para a partida de domingo.