Coringão Últimas Notícias



Edu tinha passaporte falso
Fonte: Agência Estado

O jogador Edu, comprado do Corinthians pelo Arsenal por US$ 9 milhões, foi deportado pelas autoridades britânicas depois de tentar entrar na Inglaterra com um passaporte português falso. Hoje os advogados do clube londrino declararam estar confiantes de que o problema será resolvido. A falsificação do passaporte foi atribuída a um intermediário interessado em acelerar a transferência do jogador para o futebol inglês Edu chegou terça-feira no Aeroportso de Heathrow, acompanhado por Silvinho, que joga no Arsenal com passaporte europeu por ser origem portuguesa.

Quando os agentes do Departamento de Imigração perceberam que o passaporte de Edu era falso, barraram sua entrada no país e o mandaram de volta no mesmo dia, no vôo da Varig para São Paulo. "Podemos confirmar que um cidadão brasileiro teve sua entrada no Reino Unido recusada porque estava com passaporte falso", disse hoje um porta-voz do Ministério do Interior britânico. "Não há nada que o impeça de voltar aqui e tentar de novo mas quando descobrimos uma pessoa com documentos falsos não podemos deixá-la entrar no país."

Pelas regras da imigração britânica, jogadores de futebol sem passaporte da União Européia só recebem visto de trabalho se tiverem sido convocados para 75% das partidas da seleção de seu país nos últimos dois anos. No passado, Célio Silva não pôde jogar na Inglaterra por este motivo.

O argentino Esteban Fuentes foi expulso do país no ano passado, por usar um passaporte italiano falso. Na Itália, o título do Lazio está sendo contestado, segundo a imprensa britânica, porque o argentino Juan Verón teria usado documentos falsos para requerer cidadania européia.

Assim, o Lazio teria violado a regra da federação italiana que limita em três por clube o número de não-europeus em partidas do Campeonato Italiano. O problema de Edu é que ele teria garantido ter passaporte europeu quando assinou contrato por quatro anos com o Arsenal. Embora o clube inglês não confirme, se o jogador não conseguir um passaporte europeu, a transação deve ser anulada. "Os clubes e o jogador agiram de boa fé", declarou hoje o Arsenal.

"Sem conhecimento das partes, houve um problema com o passaporte de Edu e, conseqüentemente, ele voltou ao Brasil, onde a situação pode ser resolvida. Esperamos receber uma indicação clara nos próximos dias de quando ele poderá voltar à Grã-Bretanha e se juntar ao clube." Como sua avó materna seria portuguesa, Edu teria direito a passaporte europeu.

O problema teria surgido porque um intermediário interessado em acelerar a negociação com o Arsenal teria forjado o passaporte português. Silvinho confirmou que joga aqui com passaporte português mas não quis comentar o problema de Edu, alegando não saber o que aconteceu.

Através de um intérprete, Edu também afirmou desconhecer os motivos de sua deportação: "Não sei o que aconteceu realmente. Me disseram que brasileiros não precisavam de visto para entrar aqui. Cheguei e não me deixaram entrar sem me explicar as razões. Então, estou voltando para o Brasil para resolver o problema. Não estou chateado nem zangado e continuo com vontade de jogar aqui. Minha intenção é voltar o mais rapidamente possível."

Nelson Franco Jobim