O Paulistão-2000 terá no próximo final de semana o seu verdadeiro início. Depois de uma primeira fase sem a presença dos quatro clubes grandes e de uma segunda etapa com jogos desinteressantes, os torcedores assistirão agora a vários confrontos realmente decisivos.
Os times de maior força no Estado estão classificados. São Paulo (equipe com melhor campanha na segunda fase), Santos, Portuguesa e Guarani integram o Grupo 7.
Corinthians, Palmeiras, Rio Branco e Ponte Preta formam o Grupo 8. Os times se enfrentarão em turno e returno dentro da própria chave e os dois primeiros de cada grupo passam para as semifinais do torneio.
A Federação Paulista de Futebol divulgará hoje ou amanhã a tabela completa das duas chaves. Há grandes chances de o clássico entre Corinthians e Palmeiras abrirem a terceira fase, no próximo sábado, no Morumbi.
Os treinadores sabem que as dificuldades serão enormes daqui para frente. "Ponte Preta e Rio Branco não chegaram de graça até agora. Não será nada fácil derrotá-los", comentou Oswaldo de Oliveira, do Corinthians. O palmeirense Luiz Felipe Scolari não vê favoritos no Grupo 8. "Vamos ver se haverá algum favoritismo dos grandes nas partidas em Campinas e Americana."
O são-paulino Levir Culpi lembra que a melhor campanha da segunda fase, com 25 pontos, não importa. "Estamos num grupo com outros dois clubes grandes", ressaltou.