Coringão Últimas Notícias



Titulares do Corinthians entram em 'maratona'
Fonte: Agência Folha

A partir desta quinta-feira, o Corinthians, que enfrenta a Matonense, no Canindé, às 20h30, pelo Paulista-00, terá que trabalhar dobrado.

Nesta quinta, pela primeira vez desde que os titulares voltaram de férias, em meados de fevereiro, o time faz uma partida com apenas um dia inteiro de intervalo da disputada anteriormente.

Até a vitória contra a LDU, nesta terça-feira, pela Libertadores, entre jogos do torneio sul-americano e do Paulista, os titulares, sempre com um intervalo mínimo de dois dias completos, haviam jogado 11 vezes em 56 dias, média de uma partida a cada 5,1 dias.

A partir desta quinta, caso o time de Oswaldo de Oliveira dispute a final das duas competições e também chegue até a decisão da Copa do Brasil, torneio no qual o Corinthians estréia em maio, o clube irá fazer 30 jogos até o final de junho, média de um a cada 2,6 dias.

"No calendário brasileiro, abril é sempre um mês complicado para os clubes", diz Oswaldo de Oliveira, técnico do clube, que só momentos antes do jogo, define se usa o time titular -a hipótese mais provável.

A tática de escalar os reservas para poupar o time principal, usada no sábado passado contra a própria Matonense, também tem seus dias contados.

Na primeira fase do Estadual, em que o Corinthians já obteve a classificação, restam, além do jogo de amanhã, mais duas partidas -as únicas que Oliveira ainda pode usar os reservas sem arriscar as chances do clube nas três competições do semestre.

Na próxima fase da Libertadores e na Copa do Brasil os jogos serão eliminatórios. Na próxima fase do Paulista, em que cada clube irá fazer apenas seis jogos, uma derrota também deve ser fatal.

"Teremos problemas depois. Não vai dar para poupar ninguém. Em um jogo decisivo, você tem que utilizar os melhores", diz Oliveira, já prevendo as dificuldades que o time terá a partir de agora com seu calendário inchado.

Até Antônio Mello, o responsável principal pela preparação física corintiana, aposta em uma queda de rendimento da equipe. "Temos que ser sinceros. O time vai cair de produção. O calendário é desgastante e sem equilíbrio. Ficamos duas semanas sem jogar e agora vamos jogar muito em pouco tempo", reclama Mello.

Para amenizar o desgaste dos jogadores, a comissão técnica do Corinthians até diminuiu o tempo de concentração. Os titulares só iriam se apresentar no hotel que hospeda o time às 23h desta quarta. Normalmente, o clube inicia a concentração no início da noite.

O único titular que apareceu para o treino no Parque São Jorge foi o goleiro Dida. Para a partida desta quinta, o único atleta do time principal que já tem sua ausência confirmada é o zagueiro Adílson, que será poupado -em seu lugar entre João Carlos.

O lateral-esquerdo Kléber e o atacante Luizão, os que mais sentiram o jogo na altitude de Quito, também podem desfalcar o time.